sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Assunção de Nossa Senhora (17/08/2014)

   Neste domingo celebramos a Assunção de Nossa Senhora, uma grande festa para a igreja, Maria que sempre foi exemplo de mãe e mulher, com o seu sim ao projeto Deus tornou-se fonte de grande inspiração para todos nós, Maria a mãe do Salvador, ela que ensinou os primeiros passos para Jesus, ensinou a falar e também a orar, intercedeu nas bodas de Caná para que Jesus realizasse o primeiro milagres, e este aconteceu em um casamento, ela que todos os dias vem nos dizendo, "fazei o que ele vos disser"(Jo 2,5b).
   O Apocalipse de São João nos retrata um grande sinal, Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.(Ap. 11, 19a; 12, 1) Nesta imagem vemos que há uma ligação entre a primeira aliança de Deus com o povo, simbolizada pela Arca da Aliança, e a aliança definitiva, representada pela Mulher vestida de sol preste a dar a luz a salvação do mundo, revestida da glória de Deus,  tendo a lua debaixo do seus pés, a lua que representa a noite, o medo, o pecado, o fato de estar debaixo dos seus pés, representa que venceu a noite do medo e do pecado, na cabeça uma coroa de doze estrela, representa as doze tribos de Israel e os doze apóstolos, a antiga e a nova aliança.
   No mundo encontramos muitas dificuldades para nos mantermos firmes nos caminhos do Senhor, Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse.  E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. A Mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.(Ap. 12, 3 – 6a) O dragão representa tudo aquilo que nos seduz para abandonar o caminho de Deus, o poder, o dinheiro, a ganância, as drogas, o egoísmo, tudo isso vem todos os dias tentando nos seduzir e devorar Jesus de nossas vidas, mas, este Jesus que foi perseguido e morto, ressuscitou e está junto de Deus olhando por cada uma de nós, nesta passagem bíblica vemos que a Mulher se retirou em um lugar que Deus havia preparado para ela, Maria foi fundamental para o projeto de Deus e recebeu um lugar de destaque na glória de Deus.
   Na primeira carta aos Coríntios, São Paulo nos diz: “Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.  Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão.  Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.(1Cor. 15, 20 – 23.) Por meio de um homem o mundo conheceu pecado, mas, em Jesus fomos liberto das amarras do pecado, o fruto do ventre sagrado de Maria nos trouxe a salvação, e ele deve ocupar o lugar de maior destaque me nossas vidas, e depois Maria que foi que trouxe a luz ao mundo.
   Em Jesus nos fortalecemos para resistir a sedução do pecado, A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Com efeito, Deus pôs tudo debaixo de seus pés.”(1Cor. 15, 24 – 27a) Quando Jesus foi crucificado muitos acharam que era o fim, mas, a luz venceu as trevas, a vida venceu a morte, Deus o encheu de glória, no céu e na terra, e Maria eternamente estará revestida desta glória de Deus, pois, foi a sua confiança no projeto de Deus que nos permitiu conhecer a salvação.
   No evangelho segundo São Lucas, vemos que mesmo recebendo a graça de ser a mãe do Salvador, Maria se põe a serviço do próximo, visita a sua prima Izabel, que já idosa, está grávida do precursor de Jesus, João Batista. Maria exemplo de humildade saúda sua prima, “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu.”(Lc. 1, 41 – 45.) Com uma grande missão, Maria não se coloca acima dos outros, mantém a sua simplicidade e humildade que sempre agradou a Deus, e Izabel reconhece nela alguém muito especial e a recebe com as lindas palavras que ainda hoje proclamamos na oração da Ave-Maria.
   Maria exulta um louvor a Deus, por muitos prodígios que ele tem realizado, “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.”(Lc. 1, 46b – 55.) Em seu louvor, Maria, revela a missão que seu filho terá pela frente, e diz que o Senhor é que realizou grandes coisa por meio de sua humilde serva, ela que poderia se ostentar por ser o sacrário vivo de Jesus, não o fez, sempre colocou Deus como aquele que realiza a obra.
   Hoje em nosso mundo vemos atitudes diferentes, pessoas que usam de marketing pessoal, querem estar em evidência a todo estante e a qualquer custo, na TV que assistimos, na empresa onde trabalhamos, em nossas famílias e até nas igrejas, vemos pessoas com grande necessidade de estar em destaque, Maria acompanhou Jesus em toda a sua caminhada, do nascimento, infância, adolescência, juventude, vida publica, paixão, morte e ressurreição, e sempre souber agir com simplicidade e humildade, nunca se fez valer de quem era para se tornar visível para o mundo, e foi este jeito de ser, que a tornou grande para todos nós, não é mais que Jesus, mas, foi fundamental para a realização do projeto de Deus.
   Hoje na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, que sigamos o seu exemplo de servidão, simplicidade e humildade, que colocamos Deus como centro de nossas vidas, que possamos saber ajudar os outros a crescer na vida e espiritualmente, que a nossa atuação nas comunidades seja espelho de Cristo ressuscitado e sejamos um grande sinal de esperança para mundo assim como Maria é para todos nós. Ave-Maria és cheia de graça de Deus. 

Rubens Corrêa










Nenhum comentário:

Postar um comentário