sábado, 30 de agosto de 2014

Renuncias e cruzes, estamos preparados para seguir Jesus? (31/08/2014)

   Neste domingo refletimos sobre os obstáculos que encontramos para seguir o caminho de Jesus, sabemos que não é fácil manter-se firme neste proposito, mas, Jesus nos aponta a direção, daí em diante os passos somente nós podemos dar, ele não nos desampara nesta caminha, ele segue caminhando ao nosso lado e está sempre pronto para nos levantar quando vacilamos com as pedras do caminho. 
   Na primeira leitura o profeta Jeremias nos diz: “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim. Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro. Disse comigo: Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar.”(Jr. 20, 7 – 9.) Em nossa caminhada de fé muitos irão tentar nos ridicularizar diante da sociedade, vão fazer piadas e sorrindo zombarão de nós. Mas, como calar este chamado forte que arde em nosso peito? O profeta Jeremias também sentiu-se assim, as vezes continuar era muito sofrido, mas, por dentro esta voz não se calava, então não teve como resistir, “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir.”
   Na segunda leitura São Paulo nos convida a uma meditação sobre a nossa atuação no mundo, “Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.”(Rm. 12, 1 – 2.) Somos nós a oferta que Deus quer, um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, ele nos chama para a missão de transformar este mundo, não podemos aceitar como este mundo está, cheio de ódio, com guerras, lutas pelo poder a qualquer custo, e por isso vemos uma realidade de violência, miséria e fome pelo mundo inteiro. Deus nos criou para a felicidade, e devemos fazer com que os nossos irmãos também sejam felizes, está é a nossa missão, não só levar a palavra Deus a todo a mundo, e sim levar junto com a mensagem, a dignidade de vida para cada filho de Deus que caminha sobre esta terra.
   No evangelho São Mateus no relata como é difícil com os olhos do mundo a missão de Jesus, “Naquele tempo, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça! Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”(Mt. 16, 21 – 23.) Pedro que momentos antes recebeu o chamado para ser a pedra angular para edificar a igreja, tornou-se pedra de tropeço para Jesus. Isso acontece quando tentamos de forma racional entender Deus, ele transcende a nossa capacidade de entendimento, somos envolvidos em seu amor e simplesmente sentimos Deus agindo em nossa vida.
   Jesus nos mostra que a caminha é muito difícil e que é preciso abrir mão de algumas coisas para segui-lo, “Então Jesus disse aos discípulos: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? ”(Mt. 16, 24 – 26.) Aos olhos do mundo não é fácil seguir a Jesus. Como me renunciar e tomar sobre meus ombros esta cruz de sofrimentos? Como terei que perder a minha vida, para encontra-la? Aos olhos do mundo é impossível, mas, aos olhos da fé encontramos em Jesus força para esta escolha. 
   Para seguirmos a Jesus, precisamos renunciar de nossas vidas tudo aquilo que nos impede de trilhar este caminho, a corrupção, o ódio, a mentira, a prostituição, os vícios e outras tantas coisas que nos atrapalham de olhar o projeto de Deus com os olhos da fé, tomar a cruz sobre os nossos ombros é uma atitude de aderir a este projeto de Deus, sabendo que seremos atacados com zombarias, perseguições, seremos chamados de loucos e muitos irão virar as costas para nós, tudo fruto da nossa renuncia.  
   Mas, não podemos ficar somente com a figura deste Cristo que sofreu e morreu por nossos pecados, não teria sentindo se Cristo tivesse ficado no sepulcro morto e vencido, ele ressuscitou e venceu a morte, sua ressurreição é força inspiradora para a nossa missão, sabemos que mesmo sofrendo todas as perseguições e humilhações, seremos recompensados por Deus, “Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.”(Mt. 16, 27.)
  É preciso que deixemos Deus agir por meio de nossas palavras e atitudes, deixar-se seduzir por Deus, oferecer nossa vida como instrumento de transformação do mundo, devemos mostrar ao mundo este amor incondicional de Deus por cada um de nós, ele ama o justo e o pecador, e nos pede para que façamos o mesmo, e isso não é um gesto passivo, amor o próximo é lutar por justiça social, pelo fim das desigualdades, por alimentos nas mesas de todos, por educação, por saúde e segurança, não podemos ficar somente dentro das igrejas orando para que Deus mude isso ou aquilo, as nossas orações nas igrejas são força que nos impulsionam para a missão no mundo, Jesus não se conformou com o mundo, e combateu tudo o que havia de errado e por isso que foi perseguido e morto, e nós também não podemos conformar com o mundo.
   Que as nossas palavras e atitudes, sejam sinais de vida e esperança para aqueles que não têm mais nenhuma esperança, que o nosso rosto possa ser a imagem do Cristo ressuscitado e que a nossa mão se estenda para o irmão caído, sendo para ele a mão do próprio Cristo, ser a imagem do Cristo ressuscitado para quem precisa, esta é a missão de todo o Cristão. 
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário