sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A família que Deus quer: “O que Deus uniu, o homem não separe” (04/10/2015)

   Introdução
 A Aliança está biblicamente representada pela realidade simbólico-sacramental do casamento entre um homem e uma mulher; realidade sagrada, mas que tem os seus desafios atuais.
Jesus explica aos seus discípulos que o divórcio é uma “adulteração” de uma relação e, por isso mesmo, se coloca foras do plano de Deus.

   Banquete da Palavra
   Gn 2, 19-24: a dignidade humana e divina; criados à imagem e semelhança de Deus para sermos felizes e criar um mundo onde Deus tenha a primazia. O texto não é uma reportagem de fatos passados, mas uma CATEQUESE sobre a origem da vida e do homem está em Deus.  A solidão é uma experiência terrível para a pessoa humana. ADÃO, apesar de possuir o domínio sobre todas as criaturas, não está plenamente realizado. Sente profunda SOLIDÃO. Falta-lhe alguém com quem compartilhar a vida e a felicidade.
Homem e mulher são iguais em dignidade. Eles são "da mesma carne", partícipes do mesmo destino. Completam-se um ao outro e juntos complementam a obra do Criador. Esta realidade exige que homem e mulher se respeitem e exclui qualquer atitude egoísta de dominação.

   Salmo 127 (128): O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

   Hb 2,9-11: o projeto de fidelidade absoluta no amor do matrimônio cristão.
Deus amou tanto os homens, que enviou ao mundo o seu Filho. O Filho solidarizou-se com os homens, partilhou a debilidade deles e aceitou morrer na cruz para dizer aos homens que a verdadeira vida está no amor, que se dá até às últimas conseqüências. O casal cristão deve também testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.

   Mc 10, 2-16: Um casamento fiel faz parte do seguimento de Jesus.
Nos domingos passados Jesus nos ensinou o caminho do Filho do Homem. Hoje seguimos esse ensinamento do Mestre que nos deixa o exemplo: sofrimento, cruz e ressurreição. A Palavra de Deus vem hoje iluminar o nosso caminho. (Marcos 10,2-16)
   Paulo relaciona o amor de esposo e esposa com o amor que Cristo tem pela Igreja e chama a isso de grande mistério ou sacramento. Neste mistério de amor está presente o caminho de Cristo: assumir a cruz nos passos de Jesus. (Cf. Ef 5, 22-23)
   Temos diante de nós toda a realidade da família com santuário da vida. Sacrifício nos urge no momento atual como o real significado do Matrimônio cristão.

  Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimônio cristão, dentro do maravilhoso PLANO DE DEUS. Todos somos convidados a rever os nossos compromissos com a família e com a vida.

Pistas de reflexão
- Início do Sínodo sobre a família em Roma: defesa da vida
- outubro, mês missionário com as figuras da missão: Santa Terezinha e São Daniel Comboni;
- semana nacional da vida (01 a 07 de outubro);
- Objeção de consciência como um direito fundamental: tem gente que está disposta a ir presa por não facilitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário