sábado, 24 de outubro de 2015

“Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” (25/10/2015)

   Neste meditamos neste domingo sobre as cegueiras que nos impede de enxergar a luz que vem de Jesus, não podemos pensar somente na cegueira física, mas, principalmente na cegueira espiritual que não nos deixa visualizar as belezas dos caminhos do Senhor, muitas vezes as coisas do mundo funcionam como vendas para os nossos olhos e nos encontramos em meio as trevas, porém devemos deixar os nossos ouvidos bem abertos para escutar a voz de Jesus e suplicar que nos liberte desta situação, libertos do pecado podemos enxergar mais nítido e longe, pois estamos vendo com os olhos da fé.
   Na primeira leitura (Jr 31,7-9.) ouvimos do profeta Jeremias estas palavras: “Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.”
   Vemos que a nossa fortaleza está no Senhor, ele reuni o seu povo e o reconduz por um caminho reto, lá não há excluídos, todos somos igualmente filhos de Deus, é assim que ele nos quer, como seus filhos e sendo todos irmãos na fé, reconhecendo que Deus sustenta nossos passos não tememos tropeçar no caminho, para juntos em uma só voz louvar e bendizer a Deus Pai misericordioso.
   Na leitura da carta aos Hebreus (Hb 5,1-6.) vemos: “Todo sumo-sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo-sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: ‘Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei’. Como diz em outra passagem: ‘Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec’.”
   Muitos homens e mulheres são chamados por Deus do meio do povo para a missão, isso vai além da nossa vontade, é ele que nos chama e capacita conforme as necessidades do povo, vemos em Jesus Cristo o exemplo a ser seguido, sendo o filho de Deus, não ostentou do que é, se fez servo fiel colocando-se a serviço dos pobres e marginalizados, somos chamados para também nos colocar a serviço de quem mais necessita, e não podemos esperar reconhecimento por isso, a nossa maior alegria está em estender a mão e ajudar o irmão à recuperar a sua dignidade, foi por isso que Jesus se entregou até fim.
   No evangelho segundo Marcos (Mc 10,46-52.) vemos que estando sentado a beira do caminho, o cego Bartimeu escuta que Jesus e seus discípulos   passavam por ali, ele começou a gritar, “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Mesmo sendo repreendido por muitos que ali estavam ele gritava ainda mais, então Jesus parou e mandou que o chamasse, eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” Imediatamente e deixou tudo e correu ao encontro do mestre, e Jesus o pergunta: “O que queres que eu te faça?” Ele que pediu para ver novamente, e Jesus disse-lhe: “Vai, a tua fé te curou” Imediatamente ficou curado e passou a seguir a Jesus.
   Mesmo sabendo do que o cego precisava, Jesus fez questão de ouvir dele qual era a sua necessidade, e depois deixou claro que ele foi curado pela fé. Como muitas vezes sentimos dificuldade em acreditar no poder se Jesus? Suplicamos e duvidamos, estamos como cegos, não fisicamente e sim espiritualmente, mas, basta uma atitude nossa para que Jesus possa se manifestar em nossa vida. Nesta mesma passagem bíblica vemos que muitos repreendiam o cego que estava a suplicar por Jesus, e isso não ocorreu somente naquela época, ainda hoje muitos têm suas súplicas silenciadas por aqueles que se acham mais escolhidos, mas Jesus escuta a cada um de forma particular, ele está sempre ao nosso lado sustentando os nossos passos.
   Hoje suplicamos a Jesus que nos livre da cegueira espiritual e clamamos “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”, precisamos enxergar este mundo com os olhos da fé e nos colocar a serviço dos desvalidos, somos humanos, fracos e cheios de defeitos, vivemos lamentando dos pequenos problemas que nos incomodam, mas, se olharmos ao redor vemos irmãos que problemas maiores que os nossos e que louvam incansavelmente a Deus mesmo em meio a tantos sofrimentos, devemos aprender com eles a conviver com as nossas dificuldades e a encontrar em Jesus a força que sustenta a nossa missão, que é levar a voz de Jesus para aqueles que vivem em meio a escuridão. Que a luz do Senhor ilumine o nosso caminho.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário