quarta-feira, 28 de outubro de 2015

“Creio na comunhão dos Santos”... (01/11/2015)

Deus nos fala: Toda a santidade é dom de Deus
   As leituras desta festa nos ajudam a entender esta realidade da vocação ao amor.
Apocalipse de S. João (7,2-4.914): todo o povo de Israel está no caminho de santidade
Salmo 23: É assim a geração dos que procuram o Senhor!
Primeira Carta de São João (1 Jo 3,1-3): Somos Filhos bem amados de Deus
Evangelho de Mateus sobre as Bem-aventuranças (Mt 5,1-12): Caminho de santidade

Recordando a Palavra
   Numa só festa todos os santos e santas de Deus formam a nação santa e raça eleita, cujos nomes estão inscritos no livro da vida (Ap 20,21).
   O caminho já começou. Deus, em seu imenso amor de Pai, nos presenteou com a sublime graça “de sermos chamados filhos de Deus” (1 Jo 3,1).
  O Evangelho de Mateus nos estimula a buscar o que na verdade precisamos saborear: “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,12).
   A cena inicial evoca a antiga aliança de Deus com Israel. A “montanha” faz lembrar o monte Sinai, onde Moisés recebeu a Lei (Ex 24,12). Aqui Jesus é diferente, pois ele fala como Filho de Deus e não como seu intermediário (Moisés). Jesus fala com autoridade própria. Por isso “sentou-se” (v.1) e “começou a ensinar” (v.2), como faz um Mestre com seus discípulos ao redor. Jesus não vem dar mandamentos, mas sim anunciar o Reino dos céus e mostrar que quem acolhe este Reino como felicidade tem um nome: são os pobres, os mansos e os puros de coração!

Pista de Reflexão
   “Festejamos, hoje, a cidade do céu, a Jerusalém do alto, nossa mãe, onde nossos irmãos, os santos, vos cercam e cantam eternamente o vosso louvor. Para essa cidade caminhemos, pressurosos, peregrinando na penumbra da fé. Contemplemos, alegres, na vossa luz, tantos membros da Igreja, que nos dais como exemplo e intercessão”. (Prefácio do dia)
   “Ao celebrarmos, ó Deus, todos os Santos, nós vos adoramos e admiramos, porque só vós sois Santo, e imploramos que a vossa graça nos santifique na plenitude do vosso amor, para que, desta mesa de peregrinos, passemos ao banquete do vosso reino”. (Oração pós comunhão)
   “Santo significa ser de Deus: os que procuram, a Deus com todo o coração”. (Or. Eucarística IV)
A santidade de Deus é um apelo permanente no sentido de nos aproximarmos do seu jeito amoroso de ser: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário