domingo, 18 de outubro de 2015

Servir com humildade, eis a nossa missão (18/10/2015)

   Neste domingo Jesus nos convida a meditar sobre os motivos que nos leva a servir a Deus, por sermos humanos limitados, nos sentimos muitas vezes tentados a buscar um local de destaque e achamos que estamos acima dos outros na preferencia de Deus, para ele somos todos iguais e de forma iguais, por ele somos amados, no reino de Deus não há espaço para privilégios e regalias, devemos começar em comunidade a agir deste modo, só assim começamos a viver o céu já aqui na terra.
   Na primeira (Is 53,10-11.) o profeta Isaías nos diz, “O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas.”
   Exclusivamente pela bondade de Deus é que encontramos a salvação, em Jesus fomos libertados do pecado, ele carregou o peso dos nossos pecados, fazendo-nos ressurgir como homens novos para um mundo novo, mas não devemos nos esquecer de que ao nos libertar Cristo nos entrega uma missão de transformar este mundo, somos mensageiros da sua boa nova.
   Na segunda leitura (Hb 4,14-16.) vemos que é preciso nos manter firmes na fé que professamos, é Jesus Cristo, filho de Deus, que como um sumo-sacerdote que entrou no céu, se compadece de nossas fraquezas, fazendo-se de igual a nós, como exceção do pecado. “Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.”
   Com o seu sacrifício, Jesus abre as portas da graça de Deus, precisamos confiar em sua misericórdia e seguir o caminho da sua justiça, e este caminho se faz seguindo os passos de Jesus, pensar, amar e agir como ele, não há outro caminho, é no irmão necessitado que vemos o rosto do Cristo misericordioso, servindo o irmão estaremos servindo o próprio Jesus.
   No evangelho segundo Marcos (Mc 10,35-45.) vemos que os filhos de Zebedeu, Tiago e João, pediram a Jesus para que concedesse lugares de destaque ao lado dele na gloria de Deus, e Jesus lhes responde: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” Eles responderam: “Podemos”. Jesus confirmou que de fato eles passariam por tudo, mas que não cabia a ele conceder o lugar a sua direita e a esquerde, estes são para aqueles a quem foi reservado.
   Como é fácil cair na tentação de querer ser maior que os outros? Às vezes nos achamos mais escolhidos porque vivenciamos a palavra de Deus desde a nossa infância ou juventude, e pensamos que quem abraça a fé recentemente é menos merecedor da graça de Deus, Jesus vem nos mostrar que por ele, todos somos merecedores da misericórdia de Deus, e que ao conhecer a graça de Deus, todas as outras coisas parecem menos importante. Porque nos preocupar com o lugar que ocuparemos se o mais importante é estar na presença de Deus?
   Na sequencia do evangelho vemos que os discípulos se revoltaram com a atitude de João e Tiago, mas Jesus os chamando lhes disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.
   Jesus mostra que a essência do seu ministério está em servir ao próximo, muitos de nós esperamos estar em evidencia e com pessoas prontas a atender as nossas necessidades, e nos esquecemos de que a nossa missão é ir ao encontro de quem mais precisa. Porque nos preocuparmos com a nossa posição neste ou naquele ministério? O nosso lugar está ao lado do irmão necessitado que estende-nos as mãos esperando o nosso socorro, por outro lado como é comum agirmos como os discípulos que se revoltaram com a atitude de João e Tiago, acho que perdemos um tempo precioso criticando aqueles procuram estar em destaque, é tempo que deveríamos colocar a disposição do próximo, ficar criticando o tempo todo nos atrapalha de seguir o caminho de Jesus.
   Que neste domingo possamos viver a essência da missão que Cristo nos confiou, sem perder tempo com coisas secundárias, sem se exaltar e nem criticar, focando no objetivo principal, levar a esperança onde encontramos desespero, a alegria onde só se vive na tristeza, o amor onde impera o ódio, a paz em meio a tantas guerras, sendo verdadeiros mensageiros da boa nova do Cristo ressuscitado, ele conta conosco para esta tarefa. E qual será a nossa resposta? O amor deve ser a resposta.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário