domingo, 11 de outubro de 2015

“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos” (11/10/2015)

   Neste domingo meditamos com Jesus sobre o quanto estamos apegados aos bens materiais, olhando os problemas do mundo onde, poucos têm tanto e muitos não tem nem o indispensável para viver, notamos como é difícil o seguimento da palavra de Jesus, vivemos acumulando sempre mais e mais, sem nos preocupar com quem passa fome, frio e sede, Deus nos quer como pessoas novas e livres da ganancia de ter, somos muitos mais do que aquilo que temos, o que somos e o que temos devemos colocar em comum com o próximo.
   Na primeira leitura (Sb 7,7-11.) vemos como Deus nos dá o que realmente necessitamos, “Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.
   No mundo onde se faz guerras e mais guerras para aumentar o poder econômico, vemos como se deixam de lado valores como a prudência e sabedoria, de nada vale o ouro, a prata e as pedras preciosas, se o que buscamos é acumular, nunca estaremos plenamente satisfeitos e sempre nos sentiremos infelizes, pois pensamos que nos falta alguma coisa, o apego as coisas materiais nos deixa cegos impedindo que enxerguemos o verdadeiro tesouro que encontramos em Deus.
   Na segunda leitura (Hb 4,12-13.) que nada se oculta à palavra de Deus, “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.”
   Diante da palavra de Deus nada está escondido, ele sabe de tudo o que está em nosso coração, conhece os nossos pensamentos e intenções, ele sabe das nossas atitudes dentro e fora das igrejas. Como pensar que podemos ser tão fervoroso dentro das igrejas e que fora dela tudo está valendo? Muitos cristãos, fora da igreja, praticam atitudes que vão contra os ensinamentos do evangelho, roubam, matam, oprimem, exploram, corrompem e são corrompidos. Quem conhece a palavra deve dar testemunho dela com a sua própria vida, não podemos ser cristãos de fachada.
   No evangelho (Mc 10,17-30.) vemos que alguém se aproxima de Jesus e pergunta o que deve fazer para ganhar a vida eterna, Jesus responde que era necessário que ele seguisse os mandamentos, ele falou que tem seguido tudo desde a juventude, Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” Cheio de tristeza ele foi embora porque era muito rico. E Jesus disse: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
   Muitas vezes o que temos nos impede experimentar a graça abundante que há em Deus, nos achamos bons seguidores, desde novo participando e atuando na igreja, mas, nos sentimos apegados às coisas do mundo e constantemente colocamos estas coisas acima da nossa fé, estamos seguindo parcialmente a Jesus, Deus nos quer por inteiro.
   Na segunda parte do evangelho vemos que os discípulos quem poderá se salvar e Jesus responde: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. Pedro falou que eles tinham deixado tudo para segui-lo e Jesus os respondem: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.”
   Na história do cristianismo vemos como muitos deixaram tudo para seguir Jesus, e sentiram em suas vidas uma felicidade que só Deus pode proporcionar, mesmo sem posses e sendo perseguidos, eles encontraram em Jesus aquilo que faltava para dar sentido as suas vidas e sentiram-se plenamente realizados, a palavra nos fala do homem rico que não conseguiu renunciar a sua riqueza para vivenciar o evangelho, mas, não podemos pensar que trata-se somente dos ricos que Jesus está falando, muitas pessoas que mesmo não tendo nada, vivem apegadas ao desejo de possuir e deixam de tomar posse do verdadeiro tesouro que encontramos em Jesus Cristo, todos nós temos algo que precisamos de renunciar para viver plenamente o evangelho de Jesus.
   Que neste domingo possamos nos desapegar daquilo que nos impede de viver plenamente a experiência com Deus, somos egoístas e queremos tudo para nós, e mal percebemos que a grandeza de se ter, está em se doar para quem precisa, não precisamos de muito para sermos felizes, o que precisamos realmente é sentir-se querido e amado por Deus, e quando percebemos isso, tudo ganha um sentido novo para nós, todas as outras coisas tornam-se secundárias em nossas vidas, e é aí que a nossa missão começa, temos o dever de testemunhar aos nossos irmãos que o verdadeiro sentido da vida está em Jesus e por ele vale a pena dizer, “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário