sábado, 11 de abril de 2015

Domingo da Divina Misericórdia (12/04/2015)

1° leitura: Atos dos Apóstolos 4, 32-35
  Nesta narrativa os discípulos já tinham feito uma experiência de fé profunda com Jesus ressuscitado e levavam as pessoas a mensagem de Jesus, ensinando que o reino de Deus acontece no nosso meio quando partilhamos o que temos com nossos irmãos. A felicidade e a paz se dão em nossa comunidade quando todos têm direito: a ter o que comer, a ter o que beber, a ter o que vesti e a ter onde se abrigar. A comunidade tratada no livro dos Atos dos Apóstolos conseguiu entender e colocavam tudo que tinham em comum.   

2º leitura: 1 João 5,1-6
   A segunda leitura nos faz recordar a trajetória e ensinamentos de Jesus, que se inicia com o batismo representado pela “água” que nos chama a viver uma vida pura, limpos de nossos pecados até sua morte de cruz, onde é seu próprio “sangue” derramado que nos redimiu de nossos pecados.
  Jesus nos convida a fazer uma profissão de fé e viver plenamente os mandamentos deixados pelo próprio Deus a Moisés e reafirmado por ele ao longo de seu caminho onde coloca que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo.    Ele nos diz que somos filhos amados de Deus e por esta razão, somos capazes de vencer as vaidades deste mundo. E que a fé nos é transmitida pelo Espírito e o Espírito é a verdade.

Evangelho: João 20, 10-31
  O evangelho deste segundo domingo da Páscoa nos chama atenção para a fé. Estando os discípulos fechados em casa após sua morte, mesmo depois que ele já havia dito para as mulheres no tumulo que tinha ressuscitado, o medo falava mais forte, então Jesus os encontra para que pudessem ter mais esta experiência de fé pessoal e íntima com ele. Ele se coloca no meio deles e sopra seu Espírito e os deixa a sua paz, para que fortalecidos pudessem recuperar a coragem e propagar a palavra da boa nova a todos que creram nele e converter os que ainda não tinham o aceitado como filhos de Deus.
   Vimos ainda que um discípulo não estando presente duvidou do poder de Deus, não acreditando na ressurreição, então Jesus se faz presente outra vez no meio deles e Tomé o discípulo que estava descrente pode enfim proclamar sua fé, proclamando assim Jesus como Senhor e Deus. Assim fica para nós mais esta lição, que nossa fé não se meça pelas coisas que podemos ver ou tocar, mas pelos ensinamentos deixados pelos profetas e pelos discípulos de Jesus, pois foi o próprio Deus que os transmitiu.
   Jesus também nesta passagem envia seus discípulos para dar continuidade ao seu projeto de levar a boa noticia que Cristo se entregou para remissão de nossos pecados, mas que agora vive e está junto de Deus intercedendo por nós.

Comentário: O que esta liturgia nos traz?
  Que como cristãos devemos acreditar no amor de Deus, pois ele é misericórdia, e que nos amou tanto a ponto de estregar seu filho para nossa salvação.
    Então irmãos o que podemos fazer como gratidão a esse amor?
   Levar essa alegria do Cristo que vive e que se faz presente em nosso meio através do Espírito Santo que ele mesmo nos deixou. Transmitir sua paz não com palavras, mas com gesto de generosidade e partilhar com nossos irmãos mais necessitados. E levar sempre em nosso coração a certeza que a paz do Senhor só se fará quando todas as comunidades, as sociedades viverem como os primeiros cristãos que colocavam tudo em comum, buscando o bem de todos e não visando os seus próprios benefícios. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas que é uma realidade, pois somos filhos de Deus e por isso somos capazes de vencer as ambições deste mundo. 
   Um abraço fraternal no coração de todos!
Rosiani Corrêa Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário