sábado, 25 de abril de 2015

Em Cristo ressuscitado somos um só rebanho (26/04/2015)

   Neste quarto domingo da Páscoa contemplamos Jesus como o verdadeiro e bom pastor, ele nunca abandona o seu rebanho, mesmo em situações de perigos ele se mantém fiel dando a sua vida para proteger as ovelhas, nele encontramos o único caminho para a salvação e por ele recebemos o grande presente da filiação divina, em Jesus somos todos irmãos e filhos de Deus.
   Na primeira leitura (At 4,8-12.), vemos que mesmo correndo perigo, Pedro dá testemunho da ressurreição de Jesus, foi por meio do ressuscitado que aquele homem no templo foi curado, ele é a pedra rejeitada pelos construtores e se torna a pedra angular, somente em seu nome podemos alcançar a salvação, mas, para isso temos que fazer a nossas edificações sobre esta pedra, para que seja sólida e segura, devemos como Pedro, dar testemunho deste Jesus que nos traz vida nova e plena, mesmo quando tudo parecer desfavorável.
   Na segunda leitura (1Jo 3,1-2.), João nos fala que por Jesus Cristo recebemos o grande presente de sermos chamados filhos de Deus, através da sua manifestação nos tornamos semelhantes a ele, pois vemos verdadeiramente como ele é, ser semelhante a Cristo é continuar a sua missão de anunciar e denunciar, é trazer de volta ao centro aquele que foi colocado a margem da sociedade, é combater todas as situações de morte que oprime o povo, sejam elas, religiosas ou politicas, é ser sinal de esperança e de paz, é deixar Deus agir por meio de nós para que o mundo o conheça e assim nós também seremos conhecidos, e reconhecidos filhos de Deus.
   No evangelho (Jo 10,11-18.), Jesus se coloca como o bom pastor, aquele que dá a vida pelas ovelhas, ele não é como o mercenário que foge ao ver o perigo deixando as ovelhas a mercê dos lobos, ele conhece as ovelhas e as ovelhas lhe conhecem, ele reunirá as ovelhas que estão dispersas pelo mundo formando um só rebanho. Cristo é o verdadeiro pastor, ele deu a sua vida para nos salvar, a vida não lhe foi tirada, ele se ofereceu em sacrifico para que retornando a vida resgatasse a todos nós, somente alguém com grande amor que seria capaz de um gesto deste, por se manter fiel a vontade do Pai, Jesus é amado por Deus, e este amor ele compartilha conosco.
   Que neste domingo possamos seguir a nossa caminhada rumo ao Pai, Jesus caminha ao nosso lado nos dando força para superar todos os obstáculos do caminho, precisamos confiar que ele é o verdadeiro pastor e nós somos o seu rebanho, e que dentro deste rebanho precisamos ser sinais de esperança para aquelas ovelhas que ameaça se desgarrar, o rebanho é muito numeroso e Jesus conta conosco, que já vivenciamos este grande amor de Deus, para testemunhar e buscar as ovelhas dispersas pelo mundo, assim como Pedro e os outros apóstolos fizeram, dar testemunho com a própria vida, sendo semelhante a Jesus.
   Sozinha perdida no mundo a ovelha é alvo fácil para os lobos, mas, reunida em um só rebanho tendo Jesus como pastor de nossas vidas, nenhum lobo terá êxito em seus ataques, pois juntos somos mais forte e podemos muito mais. Precisamos assumir a condição de filhos de Deus e fazer deste mundo um lugar melhor para se viver, levando o amor de Deus em nossas ações, sem oprimir ou obrigar que o outro aceite, cada um tem o momento certo para ter a sua experiência com Deus, devemos ir abrindo caminho, para que ao seu tempo, estes irmãos de rebanho possa caminhar com as próprias pernas ao encontro deste grande amor de Deus, ser semelhante a Jesus é colocar-se a serviço do próximo, animando a sua caminhada para uma nova vida transformada por Cristo ressuscitado.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário