sexta-feira, 3 de abril de 2015

Domingo de Páscoa: A Páscoa como o novo êxodo (05/04/2015)

   A vida venceu a morte!
   A festa da Páscoa representa o centro de nossa fé. A luz de Cristo iluminou o mundo e jamais se apagará. Celebremos esta festa na sinceridade e na verdade: Ele é a Vida Nova!
   Nossa fé no Ressuscitado baseia-se na transmissão da fé dos primeiros discípulos de Jesus que o reconheceram nas aparições. A comunidade cristã percebeu e compreendeu no encontro com o Senhor vivo, que Ele tinha ressuscitado e continuava vivo no meio deles.
   Recordando a Palavra
  I leitura: At 10,34.37-43 – Discurso de Pedro em casa do centurião Cornélio. Aqui se sublinha a ação de Deus nos acontecimentos da Igreja nascente. Aqui aprendemos a lidar com a diferença. Em Jesus já não há razão para pensarmos em termos de puro ou impuro.
  II leitura: Cl 3,1-4 – A ressurreição de Jesus representa a nossa própria ressurreição.
   A ressurreição traz um novo estilo de vida: buscar as coisas do alto sem desprezar a realidade do mundo em que vivemos.
   Evangelho: Jo 20,1-9 – Celebramos a vitória de Cristo sobre a morte.   A festa da Páscoa representa o centro de nossa fé. A alegria foi devolvida a todos aqueles que tinham perdido o sentido da vida. A partir de agora toda a pregação estará centrada no Cristo ressuscitado como primogénito entre os mortos. Ele é o primeiro dentre muitos!
   Comentários
   A Páscoa dos Judeus fazia memória do êxodo dos hebreus sob a liderança de Moisés como uma marcha libertadora comemorando a passagem da escravidão para a liberdade.
   A nossa Páscoa é um novo êxodo: Uma nova passagem, na qual Deus deseja a liberdade para todos os seus filhos e filhas bem amados. É Deus que nos liberta de nossos limites e impossibilidades. 
   Na manhã da Páscoa, os discípulos e as mulheres fazem a experiência do encontro como ressuscitado. Pedro e João representam a comunidade cristã. A fé sempre exige de nós algo mais. Todos poderemos ver as mesmas coisas, mas somente aquele que olha com fé poderá transcender-se a partir do olhar. O discípulo amado viu exatamente as mesmas coisas vistas por Pedro. Podemos dizer que o ver com o coração faz a diferença.
   No primeiro dia da semana (domingo do Senhor), conforme o texto bíblico, surge a nova criação que emerge da morte e ressurreição de Jesus. Foi no domingo que ele nos recriou, a partir da ressurreição.
   A fé no Ressuscitado nos impulsiona a ir ao encontro dos crucificados de hoje para partilhar com eles a Boa-Nova de que Deus está vivo no meio de nós, ressuscitando, libertando da morte e fazendo uma nova criação.  
   Reflexão pessoal
 Pedro e Cornélio coabitam em nossos corações: Reiteradamente nos apresentamos como intolerantes e com o desejo de separar as pessoas. Somos preconceituosos em relação a tudo o que é diferente do que pensamos ou imaginamos e por conta disso, em vez de nos aproximarmos das pessoas, acabamos por nos afastar delas.
   Como discípulos missionários do Senhor, a exemplo de Maria Madalena e dos discípulos Pedro e João diante do túmulo vazio, nos tornemos testemunhas da ressurreição e experimentemos sua presença de Ressuscitado na pessoa de cada irmão, na comunidade reunida na fé, na Palavra de Deus proclamada e no Pão e Vinho partilhados.
   A Páscoa sempre deve ser vivenciada como novo êxodo: Jamais poderemos vivenciar a Páscoa sem o sentido de estarmos a caminho da terra nova da promessa!
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário