quarta-feira, 1 de abril de 2015

Quinta-feira Santa, A ceia do Senhor (02/04/2015)


   1º leitura: Êxodo 12,1-8.11-14
   No livro do Êxodo Deus dá instruções Moisés de como o povo deveria fazer no momento em que ele visitaria o Egito. Deus fala a Moisés que peça a todas as famílias que preparem um cordeiro macho sem qualquer defeito para ser imolado, e que seu sangue seja passado nos marcos e travessa das casas, este será o sinal de obediência a Deus e estas famílias serão poupadas dos castigos que hão de cair sobre esta terra. Essa passagem do senhor é chamada de páscoa e mais tarde, ainda no livro do Êxodo, a páscoa adquiriu um novo sentido que é a libertação dos hebreus da escravidão do Egito e o caminho para terra prometida.


   2º leitura; 1Coríntios 11,23-26
   A leitura de São Paulo aos Coríntios relata o momento da instituição da Eucaristia. Jesus sabia que estava para ser entregue as autoridades que andavam buscando um meio de prendê-lo. Então ensina a seus discípulos tudo que recebeu de Deus. Ele se coloca como pão que alimenta o corpo e o sustenta para o trabalho, porém ele quer nos alimentar à alma, ele nos ensina que mesmo que não o vejamos ele estará conosco quando partimos o pão consagrado e que é ele próprio que nos fortalecerá para a missão de levarmos a boa noticia de Deus aos nossos irmãos. O vinho representa o sangue sinal de Amor e de purificação de nossos pecados quando ele mesmo se dá em morte de Cruz, se fazendo o próprio cordeiro imolado em favor de toda a humanidade.  Ele ainda nos fala que todas as vezes que repetirmos esse ato estaremos fazendo lembrança de sua memoria e de seu amor até que ele volte.
   Evangelho: João 13, 1-15
 No evangelho de hoje encontramos Jesus mostrando através de suas ações uma lição para a vida de comunidade. Sabendo que sua hora se aproximava nos deixou mais um grande exemplo, revestiu-se de humildade e lavou os pés dos seus discípulos ensinando que não há um ser maior ou melhor que o outro perante os olhos de Deus. Pedro de inicio se nega a deixar Jesus lavar seus pés, não compreendendo o seu gesto. Mas Jesus deixa claro para ele e para nós, que se queremos ter parte com ele precisamos permitir que ele nos lave do pecado, para que renovados pelo seu amor possamos nos colocar a serviço de nosso irmãos.  
   Este texto bíblico inspirou a Campanha da Fraternidade deste ano. Que tem como tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema: “Eu vim para servi”(cf Mc 10,45). Neste contexto vemos que a igreja não esta desvinculada da sociedade, pelo contrario a igreja tem um papel fundamental na busca do bem estar dos cidadãos e na luta por uma vida com dignidade, sendo assim a liturgia nos dá o caminho a seguir e nos leva a entender essa dinâmica de que devemos celebrar a memoria de Jesus presente na eucaristia e comungar com nossos irmãos este imenso Amor que o próprio Jesus nos ensinou e testemunhou.   
Rosiani Corrêa Meirelles
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário